Acolhimento e educação em saúde na sala de espera: avaliação da contribuição das ações para o atendimento odontopediátrico

Autores

  • Danielle Tupinambá Emmi Universidade Federal do Pará
  • Mariana Jéssica Mafra Pires Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol14n48.3643

Palavras-chave:

acolhimento, educação em saúde bucal, odontopediatria

Resumo

Objetivo: Identificar como atividades realizadas na sala de espera contribuem para o condicionamento da criança perante o tratamento odontológico, avaliando a percepção dos responsáveis quanto ao conhecimento de saúde bucal, a percepção das crianças quanto aos hábitos de higiene bucal, empatia com o dentista, envolvimento nas atividades propostas e comportamento durante a consulta. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado de março a junho de 2015, com 30 crianças que aguardavam o primeiro atendimento na Clínica Odontológica Integrada Infantil de uma faculdade pública do norte do Brasil. Crianças e responsáveis responderam a um questionário sobre conhecimentos de saúde bucal e a avaliação acerca da empatia com o dentista. Depois, participaram de atividades educativas e lúdicas promovidas na sala de espera, sendo avaliado seu envolvimento nas atividades pela aluna que executava a ação. Após o atendimento clínico, o aluno responsável pelo atendimento foi interrogado a respeito do comportamento da criança durante a consulta odontológica. Resultados: Há carência de conhecimentos básicos de saúde bucal, demonstrada pelasprincipais queixas dos responsáveis para buscar atendimento odontológico para as crianças:ter uma patologia já instalada (66,7%), a utilização de escova compartilhada (6,7%) e a não utilização do fio dental (66,7%). A maioria das crianças (96,6%) mostrou envolvimento satisfatório nas atividades e comportamento tranquilo (80,0%) durante o atendimento. Conclusão: As atividades de promoção de saúde podem contribuir para a aquisição de conhecimentos por parte das crianças e responsáveis, dando-lhes maior autonomia para o autocuidado, além de contribuir para um comportamento menos estressante e mais colaborador no tratamento odontopediátrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Tupinambá Emmi, Universidade Federal do Pará

Cirurgiã dentista. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Odontologia (Saúde Coletiva). Doutora em Odontologia (Dentística). Professora da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará.

Mariana Jéssica Mafra Pires, Universidade Federal do Pará

Cirurgiã dentista graduada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará.

Referências

Pedro ICS, Nascimento LC, PoletiLC, Lima RAG, Mello DF, Luiz FMR. O brincar em sala de espera de um ambulatório infantil na perspectiva de crianças e acompanhantes. RevLatAmEnferm.2007;15(2):284-90.

Oliveira MF, Zanchett S,BerndtRLE, Moraes MVM. Motivação no controle do biofilme dental e o aprendizado em relação à saúde bucal em escolares. PublUEPGCiBiol Saúde.2012;18(2):115-20.

Veríssimo DS, Valle ERM. A experiência vivida por pessoas com tumor cerebral e por seus familiares. PsicolArgum.2006;24(45):45-57.

Gomes SSR, Bezerra ACB, Castro AM, Tavares M, Teixeira RR, Espindola FS, et al. Comportamento em crianças pré-escolares na primeira consulta odontológica: relação entre medidas objetivas e subjetivas. J ManagPrim Health Care.2013;4(2):109-8.

Oliveira ET, Lima-Júnior JF, Soares FNCS, Maia ER. A odontologia social no contexto da promoção da saúde. RBPS.2008;21(1):75-9.

Silva JLL. Educação em saúde e promoção da saúde: a caminhada dupla para a qualidade de vida do cliente. Info Promo Saud. 2005;1(1):3.

Alves MU, Volschan BCG, Haas NAT. Education buccal health: sensibilization of children's parents assisted in pediatric dentistry child clinic of two private universities. PesqBrasOdontopedClin Integr.2004;4(1):51-5.

Lima CM, Watanabe MGC, Palha PF. Atenção precoce à saúde bucal: tarefa da equipe de saúde da família. Rev Pediatria.2006;28(3):191-8.

Nora CRD, Mânica F, Germani ARM. Sala de espera uma ferramenta para efetivar a educação em saúde. RevSaud Pesq.2009;2(3):402-6.

Reis FV, Brito JR, Santos JN, Oliveira MG. Educação em saúde na sala de espera: relato de experiência. RevMed Minas Gerais.2014;24(Supl 1):S32-6.

Nascimento LC, Pedro ICS, PoletiLC, Borges, ALV, Pfeifer LI, Lima RAG. O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde. Rev EscEnferm USP.2011;45(2):472-8.

Stutz BL. Explorando o desenho para redução da ansiedade infantil na sala de espera em odontologia. Em Extensão.2011;10(2):162-71.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS