Educação em saúde à pessoa com diabetes mellitus no hospital
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7488Palabras clave:
Doenças não transmissíveis, Adulto, Pesquisa qualitativaResumen
OBJETIVO: Descrever as ações de enfermeiros para a educação em saúde da pessoa com diabetes mellitus hospitalizada. MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, realizada em hospital de ensino no Sul do Brasil. Participaram 15 enfermeiros por amostragem intencional, que atuavam nos setores de clínica médica, clínica cirúrgica e redes de urgência e emergência. Os dados foram produzidos entre setembro e novembro de 2019, por meio de entrevista semiestruturada, gerenciados pelo programa Ethnograph v6 e submetidos à análise de conteúdo. RESULTADOS: Foram construídas cinco categorias, sendo elas: Orientar e se (re)adequar: evitando complicações; Educação para o cuidado com os pés e com a pele; Orientações quanto ao uso dos fármacos; Cuidados com a alimentação e Educação em saúde com os familiares. Os enfermeiros consideram a prática de educação em saúde no hospital como importante e, o processo educativo dos enfermeiros realizado contemplava ações que abrangeram às pessoas com diabetes mellitus e familiares. CONCLUSÕES: A educação em saúde é ferramenta essencial para promover a prevenção de complicações e o cuidado de pessoas com diabetes durante a hospitalização. O enfermeiro pode impulsionar ações incluindo a implementação de grupos, criando um espaço potencializado para compartilhar orientações e experiências de vida de pessoas com diabetes e o modo como cuidam da saúde.
Descargas
Citas
Whiting DR, Guariguata L, Weil C, Shaw J. IDF diabetes atlas: global estimates of the prevalence of diabetes for 2011 and 2030. Diabetes Res Clin Pract. 2011; 94:311-21.
International Diabetes Federation. Diabetes Atlas de la FID. 8ª edición, 2017.
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da sociedade brasileira de diabetes 2019-2020. São Paulo: Editora Clannad, 2019.
Brasil. Ministério da Saúde. Datasus. Brasília; 2020.
Kaya Z, Karaca A. Evaluation of Nurses’ Knowledge Levels of Diabetic Foot Care Management. Nursing Research and Practice 2018; 2018:8549567.
Signor F, Leguisamo CP, De Marchi ACB, Bavaresco SS, De Oliveira LZ, Pillatt AP. Conhecimento e educação em saúde de idosos portadores de diabetes mellitus. Fisioter Bras 2016; 17:171-75.
Arruda C, Silva DMGV. A hospitalização como espaço para educação em saúde às pessoas com diabetes mellitus. Rev Fun Care Online 2020; 12:37-45.
Marques MB, Coutinho JFV, Martins MC, Lopes MVO, Maia JC, Silva MJ. Educational intervention to promote self-care in older adults with diabetes mellitus. Rev Esc Enferm USP 2019; 53:e03517.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. 2° ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
Pelicioni MCF, Pelicioni AF. Educac?a?o e promoc?a?o da sau?de: uma retrospectiva histo?rica. Mundo Sau?de 2007; 31:320-28.
Souza NPG, De Oliveira GYM, Girão ALA, Souza LM, Maniva SJCF, De Freitas CHA. Adoecimento por hipertensão arterial e Diabetes Mellitus: concepções de um grupo de pacientes hospitalizados. Rev enferm UERJ 2015; 23:52-7.
Figueira AB, Amestoy SC, Cecagno D, Tristão FS, Trindade LL, Correa VA. Visão do enfermeiro frente à prática da educação em saúde no ambiente hospitalar. Cogitare Enferm. 2013; 18:310-16.
Castro-Meza AN, Pérez-Zumanob SE, Salcedo-Álvarezc RA. La enseñanza a pacientes con diabetes: significado para profesionales de enfermeira. Enfermería Universitaria 2017; 14:39-46.
Carvalho SL, Ferreira MA, Medeiros JMP, Queiroga ACF, Moreira TR, Negreiros FDSF. Mapa de conversação: estratégia educativa no cuidado ao idoso com diabetes mellitus. Rev Bras Enferm [Internet] 2018; 71:925-29.
Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa 2017; 5:1-12.
Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n°466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília; 2012.
Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 564/2017. Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasília; 2017.
Conrad P. The Meaning of Medications: Another Look at Compliance. Social Science and Medicine 1985; 20:29-37.
Rigon AG, Neves ET. Educac?a?o em sau?de e a atuac?a?o de enfermagem no contexto de unidades de internac?a?o hospitalar: o que tem sido ou ha? para ser dito?. Texto Contexto Enferm. 2011; 20:812-17.
Falkenberg MB, Mendes TPL, De Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva 2014; 19:847-52.
Teston EF, Spigolon DN, Maran E, Santos AL, Matsuda LM, Marcon SS. Nurses’ perspective on health education in Diabetes Mellitus Care. Rev Bras Enferm [Internet] 2018; 71:2735-42.
Santos WP. Abordagens metodológicas utilizadas em intervenções educativas voltadas a indivíduos com diabetes mellitus. Revista Enfermería Actual 2020; edición semestral n° 38.
Reis P, Arruda GO, Nass EMA, Ratuchnei ES, Haddad MCFL, Marcon SS. Autocuidado e percepção do tratamento para o diabetes por pessoas em uso de insulina. Revista de Enfermagem da UFSM 2020; 10:1-20.
Ha Dinh TT, Bonner A, Clark R, Ramsbotham J, Hines S. The effectiveness of the teach-back method on adherence and self-management in health education for people with chronic disease: a systematic review. JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports 2016; 14:210-47.
Maciel MED. Educac?a?o em sau?de: conceitos e propo?sitos. Cogitare enferm. 2009; 14:773-76.
Luz GOA, Alves DDA, Costa HKS, Da Silva Filho JC, Stratmann PF, Souza MAO, Santos ICRV. Associação entre o letramento funcional em saúde e o autocuidado com o diabetes mellitus. Cogitare enferm. [Internet] 2019; 24:e66452.
Amara RT, Barbosa AM, Teixeira CC, Brandão LGVA, Afonso TC, Bezerra ALQ, Tobias GC. Conhecimento dos diabéticos frente à doença e orientações no autocuidado. Rev enferm UFPE on line. 2019; 13:346-52.
Costa SS, Rosales RA, De Ávila JA, Pelzer MT, Lange C. Adesão de idosos com diabetes mellitus à terapêutica: revisão integrativa. Cogitare Enferm 2017; 22: e47720.
Dickinson JK, Guzman SJ, Maryniuk MD, O’Brian CA, Kadohiro JK, Jackson RA, D’Hondt N, Montgomery B, Close KL, Funnell MM. The Use of Language in Diabetes Care and Education. The Diabetes EDUCATOR 2017; 43: 551-64.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Caroline Rocha Batista Barcellos, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Bárbara Resende Ramos, Daniela Blank Barz, Franciele Roberta Cordeiro, Marina Borges Luiz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).