Educação em saúde à pessoa com diabetes mellitus no hospital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7488

Palavras-chave:

Doenças não transmissíveis, Adulto, Pesquisa qualitativa

Resumo

OBJETIVO: Descrever as ações de enfermeiros para a educação em saúde da pessoa com diabetes mellitus hospitalizada. MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, realizada em hospital de ensino no Sul do Brasil. Participaram 15 enfermeiros por amostragem intencional, que atuavam nos setores de clínica médica, clínica cirúrgica e redes de urgência e emergência. Os dados foram produzidos entre setembro e novembro de 2019, por meio de entrevista semiestruturada, gerenciados pelo programa Ethnograph v6 e submetidos à análise de conteúdo. RESULTADOS: Foram construídas cinco categorias, sendo elas: Orientar e se (re)adequar: evitando complicações; Educação para o cuidado com os pés e com a pele; Orientações quanto ao uso dos fármacos; Cuidados com a alimentação e Educação em saúde com os familiares. Os enfermeiros consideram a prática de educação em saúde no hospital como importante e, o processo educativo dos enfermeiros realizado contemplava ações que abrangeram às pessoas com diabetes mellitus e familiares. CONCLUSÕES: A educação em saúde é ferramenta essencial para promover a prevenção de complicações e o cuidado de pessoas com diabetes durante a hospitalização. O enfermeiro pode impulsionar ações incluindo a implementação de grupos, criando um espaço potencializado para compartilhar orientações e experiências de vida de pessoas com diabetes e o modo como cuidam da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Rocha Batista Barcellos, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt

Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista de Extensão e Cultura do Projeto intitulado "Conversando com a comunidade sobre doação de órgãos e tecidos" (2018-2019). Foi membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) da UFPel. Integrou durante três anos o Projeto de Extensão "Programa de Treinamento em Primeiros Socorros a Comunidade". Foi membro do Diretório Acadêmico Anna Nery da Faculdade de Enfermagem/UFPel durante a gestão 2017-2018. Possui interesse principalmente nas seguintes áreas: Intensivismo, Urgência e Emergência, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.

Juliana Graciela Vestena Zillmer, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2007), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa, família, doença renal crônica, atenção a saúde e cuidado de enfermagem.

Bárbara Resende Ramos, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, com as temáticas: cuidado à família, atenção à saúde do adulto, doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase no Acolhimento dos familiares; e interesse por cuidados paliativos em UTI e doação e transplante de órgãos.Cursa Especialização em Preceptoria em Saúde, pela UFRN, em parceria com a EBSERH. Enfermeira licenciada, graduada pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Especialista em Gestão Hospitalar pela UNINTER (2014), em Urgência e Emergência - Gestão e Atenção no SUS pelo IFRS (2017), e em Terapia Intensiva pela Faculdade Unyleya (2017). Atualmente é Enfermeira Assistencial na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - HE UFPel EBSERH e Membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplante (CIHDOTT). Tem experiência na área de enfermagem, atuando no atendimento ao paciente crítico. Enfermeira socorrista com experiência em atendimento pré-hospitalar e suporte avançado de vida. Membro do Grupo de Pesquisa Qualitativa, Grupo de Estudos sobre o Adoecimento e Final de Vida (GEAFI) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC). Atuou como bolsista no Pronto Socorro Municipal de Pelotas, no setor de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Atuou como monitora de Anatomia Humana na Universidade Católica de Pelotas, tendo experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana.

Franciele Roberta Cordeiro, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cuidados Paliativos pela Université Grenoble Alpes (Grenoble/França). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Enfermagem pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Centre Hospitalier Universitaire de Grenoble/ Université Grenoble Alpes (09/2015 à 08/2016), por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras/CNPq. Líder do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN- UFPel), colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC-UFPel) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais na Educação, em Saúde e Enfermagem (CULT-UFRGS). Apresenta experiência em hemato-oncologia e em cuidados paliativos. Interesse de pesquisa: a morte e os cuidados paliativos na perspectiva dos Estudos Culturais e Foucaultianos.

Marina Borges Luiz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira Assistencial na Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Urgência, Emergência e Trauma (2019-2020). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2013-2018).

Referências

Whiting DR, Guariguata L, Weil C, Shaw J. IDF diabetes atlas: global estimates of the prevalence of diabetes for 2011 and 2030. Diabetes Res Clin Pract. 2011; 94:311-21.

International Diabetes Federation. Diabetes Atlas de la FID. 8ª edición, 2017.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da sociedade brasileira de diabetes 2019-2020. São Paulo: Editora Clannad, 2019.

Brasil. Ministério da Saúde. Datasus. Brasília; 2020.

Kaya Z, Karaca A. Evaluation of Nurses’ Knowledge Levels of Diabetic Foot Care Management. Nursing Research and Practice 2018; 2018:8549567.

Signor F, Leguisamo CP, De Marchi ACB, Bavaresco SS, De Oliveira LZ, Pillatt AP. Conhecimento e educação em saúde de idosos portadores de diabetes mellitus. Fisioter Bras 2016; 17:171-75.

Arruda C, Silva DMGV. A hospitalização como espaço para educação em saúde às pessoas com diabetes mellitus. Rev Fun Care Online 2020; 12:37-45.

Marques MB, Coutinho JFV, Martins MC, Lopes MVO, Maia JC, Silva MJ. Educational intervention to promote self-care in older adults with diabetes mellitus. Rev Esc Enferm USP 2019; 53:e03517.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. 2° ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Pelicioni MCF, Pelicioni AF. Educac?a?o e promoc?a?o da sau?de: uma retrospectiva histo?rica. Mundo Sau?de 2007; 31:320-28.

Souza NPG, De Oliveira GYM, Girão ALA, Souza LM, Maniva SJCF, De Freitas CHA. Adoecimento por hipertensão arterial e Diabetes Mellitus: concepções de um grupo de pacientes hospitalizados. Rev enferm UERJ 2015; 23:52-7.

Figueira AB, Amestoy SC, Cecagno D, Tristão FS, Trindade LL, Correa VA. Visão do enfermeiro frente à prática da educação em saúde no ambiente hospitalar. Cogitare Enferm. 2013; 18:310-16.

Castro-Meza AN, Pérez-Zumanob SE, Salcedo-Álvarezc RA. La enseñanza a pacientes con diabetes: significado para profesionales de enfermeira. Enfermería Universitaria 2017; 14:39-46.

Carvalho SL, Ferreira MA, Medeiros JMP, Queiroga ACF, Moreira TR, Negreiros FDSF. Mapa de conversação: estratégia educativa no cuidado ao idoso com diabetes mellitus. Rev Bras Enferm [Internet] 2018; 71:925-29.

Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa 2017; 5:1-12.

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n°466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília; 2012.

Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 564/2017. Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasília; 2017.

Conrad P. The Meaning of Medications: Another Look at Compliance. Social Science and Medicine 1985; 20:29-37.

Rigon AG, Neves ET. Educac?a?o em sau?de e a atuac?a?o de enfermagem no contexto de unidades de internac?a?o hospitalar: o que tem sido ou ha? para ser dito?. Texto Contexto Enferm. 2011; 20:812-17.

Falkenberg MB, Mendes TPL, De Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva 2014; 19:847-52.

Teston EF, Spigolon DN, Maran E, Santos AL, Matsuda LM, Marcon SS. Nurses’ perspective on health education in Diabetes Mellitus Care. Rev Bras Enferm [Internet] 2018; 71:2735-42.

Santos WP. Abordagens metodológicas utilizadas em intervenções educativas voltadas a indivíduos com diabetes mellitus. Revista Enfermería Actual 2020; edición semestral n° 38.

Reis P, Arruda GO, Nass EMA, Ratuchnei ES, Haddad MCFL, Marcon SS. Autocuidado e percepção do tratamento para o diabetes por pessoas em uso de insulina. Revista de Enfermagem da UFSM 2020; 10:1-20.

Ha Dinh TT, Bonner A, Clark R, Ramsbotham J, Hines S. The effectiveness of the teach-back method on adherence and self-management in health education for people with chronic disease: a systematic review. JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports 2016; 14:210-47.

Maciel MED. Educac?a?o em sau?de: conceitos e propo?sitos. Cogitare enferm. 2009; 14:773-76.

Luz GOA, Alves DDA, Costa HKS, Da Silva Filho JC, Stratmann PF, Souza MAO, Santos ICRV. Associação entre o letramento funcional em saúde e o autocuidado com o diabetes mellitus. Cogitare enferm. [Internet] 2019; 24:e66452.

Amara RT, Barbosa AM, Teixeira CC, Brandão LGVA, Afonso TC, Bezerra ALQ, Tobias GC. Conhecimento dos diabéticos frente à doença e orientações no autocuidado. Rev enferm UFPE on line. 2019; 13:346-52.

Costa SS, Rosales RA, De Ávila JA, Pelzer MT, Lange C. Adesão de idosos com diabetes mellitus à terapêutica: revisão integrativa. Cogitare Enferm 2017; 22: e47720.

Dickinson JK, Guzman SJ, Maryniuk MD, O’Brian CA, Kadohiro JK, Jackson RA, D’Hondt N, Montgomery B, Close KL, Funnell MM. The Use of Language in Diabetes Care and Education. The Diabetes EDUCATOR 2017; 43: 551-64.

Publicado

2021-10-02