Educação em saúde à pessoa com diabetes mellitus no hospital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7488

Palabras clave:

Doenças não transmissíveis, Adulto, Pesquisa qualitativa

Resumen

OBJETIVO: Descrever as ações de enfermeiros para a educação em saúde da pessoa com diabetes mellitus hospitalizada. MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, realizada em hospital de ensino no Sul do Brasil. Participaram 15 enfermeiros por amostragem intencional, que atuavam nos setores de clínica médica, clínica cirúrgica e redes de urgência e emergência. Os dados foram produzidos entre setembro e novembro de 2019, por meio de entrevista semiestruturada, gerenciados pelo programa Ethnograph v6 e submetidos à análise de conteúdo. RESULTADOS: Foram construídas cinco categorias, sendo elas: Orientar e se (re)adequar: evitando complicações; Educação para o cuidado com os pés e com a pele; Orientações quanto ao uso dos fármacos; Cuidados com a alimentação e Educação em saúde com os familiares. Os enfermeiros consideram a prática de educação em saúde no hospital como importante e, o processo educativo dos enfermeiros realizado contemplava ações que abrangeram às pessoas com diabetes mellitus e familiares. CONCLUSÕES: A educação em saúde é ferramenta essencial para promover a prevenção de complicações e o cuidado de pessoas com diabetes durante a hospitalização. O enfermeiro pode impulsionar ações incluindo a implementação de grupos, criando um espaço potencializado para compartilhar orientações e experiências de vida de pessoas com diabetes e o modo como cuidam da saúde.

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Biografía del autor/a

Caroline Rocha Batista Barcellos, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt

Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista de Extensão e Cultura do Projeto intitulado "Conversando com a comunidade sobre doação de órgãos e tecidos" (2018-2019). Foi membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) da UFPel. Integrou durante três anos o Projeto de Extensão "Programa de Treinamento em Primeiros Socorros a Comunidade". Foi membro do Diretório Acadêmico Anna Nery da Faculdade de Enfermagem/UFPel durante a gestão 2017-2018. Possui interesse principalmente nas seguintes áreas: Intensivismo, Urgência e Emergência, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.

Juliana Graciela Vestena Zillmer, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2007), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa, família, doença renal crônica, atenção a saúde e cuidado de enfermagem.

Bárbara Resende Ramos, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, com as temáticas: cuidado à família, atenção à saúde do adulto, doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase no Acolhimento dos familiares; e interesse por cuidados paliativos em UTI e doação e transplante de órgãos.Cursa Especialização em Preceptoria em Saúde, pela UFRN, em parceria com a EBSERH. Enfermeira licenciada, graduada pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Especialista em Gestão Hospitalar pela UNINTER (2014), em Urgência e Emergência - Gestão e Atenção no SUS pelo IFRS (2017), e em Terapia Intensiva pela Faculdade Unyleya (2017). Atualmente é Enfermeira Assistencial na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - HE UFPel EBSERH e Membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplante (CIHDOTT). Tem experiência na área de enfermagem, atuando no atendimento ao paciente crítico. Enfermeira socorrista com experiência em atendimento pré-hospitalar e suporte avançado de vida. Membro do Grupo de Pesquisa Qualitativa, Grupo de Estudos sobre o Adoecimento e Final de Vida (GEAFI) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC). Atuou como bolsista no Pronto Socorro Municipal de Pelotas, no setor de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Atuou como monitora de Anatomia Humana na Universidade Católica de Pelotas, tendo experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana.

Franciele Roberta Cordeiro, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cuidados Paliativos pela Université Grenoble Alpes (Grenoble/França). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Enfermagem pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Centre Hospitalier Universitaire de Grenoble/ Université Grenoble Alpes (09/2015 à 08/2016), por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras/CNPq. Líder do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN- UFPel), colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC-UFPel) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais na Educação, em Saúde e Enfermagem (CULT-UFRGS). Apresenta experiência em hemato-oncologia e em cuidados paliativos. Interesse de pesquisa: a morte e os cuidados paliativos na perspectiva dos Estudos Culturais e Foucaultianos.

Marina Borges Luiz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira Assistencial na Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Urgência, Emergência e Trauma (2019-2020). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2013-2018).

Citas

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Publicado

2021-10-02