Education in health for people with diabetes mellitus in the hospital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7488

Keywords:

Non-communicable diseases, Adult. Education in health, Qualitative research

Abstract

To describe the nurses' actions in favor of education in health for people hospitalized with diabetes mellitus. MATERIALS AND METHODS: This is a qualitative research study, carried out in a teaching hospital in southern Brazil. The intentional sample consisted of 15 nurses who worked in the sectors of medical clinic, surgical clinic and urgency and emergency networks. The data were produced using semi-structured interviews from September to November 2019 and subsequently managed by means of the Ethnograph v6 program; after that, they were submitted to content analysis. RESULTS: Five categories were identified, namely: Guiding and (re)adapting: avoiding complications; Education for foot and skin care; Guidelines on the use of drugs; Food care; and Education in health with family members. Nurses claim that education in health inside the hospital plays a key role and that their educational process has included some actions that covered both people with diabetes mellitus and their family members. CONCLUSIONS: In the hospital, the nurse can promote actions such as the implementation of groups for people with diabetes, creating an enhanced place in order to share guidelines and life experiences and to discuss the way in which they take care of their health.V

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Author Biographies

Caroline Rocha Batista Barcellos, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt

Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista de Extensão e Cultura do Projeto intitulado "Conversando com a comunidade sobre doação de órgãos e tecidos" (2018-2019). Foi membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) da UFPel. Integrou durante três anos o Projeto de Extensão "Programa de Treinamento em Primeiros Socorros a Comunidade". Foi membro do Diretório Acadêmico Anna Nery da Faculdade de Enfermagem/UFPel durante a gestão 2017-2018. Possui interesse principalmente nas seguintes áreas: Intensivismo, Urgência e Emergência, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.

Juliana Graciela Vestena Zillmer, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2007), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa, família, doença renal crônica, atenção a saúde e cuidado de enfermagem.

Bárbara Resende Ramos, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, com as temáticas: cuidado à família, atenção à saúde do adulto, doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase no Acolhimento dos familiares; e interesse por cuidados paliativos em UTI e doação e transplante de órgãos.Cursa Especialização em Preceptoria em Saúde, pela UFRN, em parceria com a EBSERH. Enfermeira licenciada, graduada pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Especialista em Gestão Hospitalar pela UNINTER (2014), em Urgência e Emergência - Gestão e Atenção no SUS pelo IFRS (2017), e em Terapia Intensiva pela Faculdade Unyleya (2017). Atualmente é Enfermeira Assistencial na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - HE UFPel EBSERH e Membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplante (CIHDOTT). Tem experiência na área de enfermagem, atuando no atendimento ao paciente crítico. Enfermeira socorrista com experiência em atendimento pré-hospitalar e suporte avançado de vida. Membro do Grupo de Pesquisa Qualitativa, Grupo de Estudos sobre o Adoecimento e Final de Vida (GEAFI) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC). Atuou como bolsista no Pronto Socorro Municipal de Pelotas, no setor de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Atuou como monitora de Anatomia Humana na Universidade Católica de Pelotas, tendo experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana.

Franciele Roberta Cordeiro, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cuidados Paliativos pela Université Grenoble Alpes (Grenoble/França). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Enfermagem pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Centre Hospitalier Universitaire de Grenoble/ Université Grenoble Alpes (09/2015 à 08/2016), por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras/CNPq. Líder do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN- UFPel), colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC-UFPel) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais na Educação, em Saúde e Enfermagem (CULT-UFRGS). Apresenta experiência em hemato-oncologia e em cuidados paliativos. Interesse de pesquisa: a morte e os cuidados paliativos na perspectiva dos Estudos Culturais e Foucaultianos.

Marina Borges Luiz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira Assistencial na Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Urgência, Emergência e Trauma (2019-2020). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2013-2018).

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Published

2021-10-02