Avaliação do perfil e qualidade de vida do acadêmico de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3417Palabras clave:
Escolas de enfermagem, Estudantes de enfermagem, Qualidade de vidaResumen
Introdução: Pesquisas envolvendo a avaliação da qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem admitemconcluir que a qualidade de vida dessa população é negativa em relação à saúde física, psíquica e mental. Objetivo:Avaliar o perfil socioeconômico e a qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem de uma instituição deensino superior na cidade de Curitiba, Paraná. Métodos: Foram utilizados um questionário para avaliaçãosocioeconômica com 30 perguntas fechadas e o questionário de avaliação da qualidade de vida, denominadoWHOQOL-bref, da Organização Mundial da Saúde. Os dados socioeconômicos foram analisados porestatística descritiva. Os dados da avaliação da qualidade de vida foram submetidos ao cálculo das médias edesvio-padrão dos domínios das respostas utilizando-se um software desenvolvido em Excel em que se calcula oescore “total” do entrevistado que realiza a média aritmética simples dos escores das 26 questões do instrumento.Resultados: Compuseram a amostra deste estudo 156 acadêmicos de enfermagem, sendo 78 de cada turno(manhã e noite). A faixa etária predominante no turno da manhã foi de 18 a 20 anos (38,46%; n=30), mesmafaixa etária que predominou no turno da noite (47,44%; n=37). O sexo feminino representou a maioria dosacadêmicos em ambos os turnos, respectivamente 88,46% (n=69) e 79,49% (n=62). Em relação à avaliação daqualidade de vida, o domínio com menor média foi o relativo ao meio ambiente (13,03%). Relativo às facetasque compuseram os domínios, dor e desconforto, dependência de medicação ou de tratamentos e sentimentosnegativos obtiveram médias mais baixas. Conclusão: Sugere-se a elaboração de estratégias de suporte para osacadêmicos de enfermagem no enfrentamento das adversidades impostas pela rotina acadêmica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).