LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NOS SEGMENTOS ANATÔMICOS JOELHO E TORNOZELO EM ATLETAS DE BASQUETEBOL ADULTO MASCULINO MUSCLE-SKELETAL INJURIES IN KNEE AND ANKLE ANATOMICAL SEGMENTS IN MALES ADULT BASKETBALL PLAYERS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n8.441Keywords:
basquetebol, lesões de joelho e tornozelo, adulto masculino.Abstract
Objetivos: identificar e analisar as principais lesões no basquetebol masculino adulto, que dizem respeito aos segmentos anatômicos tornozelo e joelho, seus fatores de ocorrência e correlacionando-as com a posição que o atleta ocupa na quadra e parâmetros físicos dos jogadores. Material e Métodos: avaliamos 213 atletas de basquetebol masculino adulto, todos registrados na Federação Paulista de Basquetebol, entre os meses de julho/1999 a novembro/1999, através de um questionário (Anexo 1), aplicado por médico e/ou fisioterapeuta de cada equipe durante jogos e sessões de treinamento. Resultados: observamos a ocorrência de 64,3% lesões de tornozelo (entorse grau I) causadas pelo contato com o oponente e nos fundamentos de rebote e bloqueio. Das lesões de joelho, destacam-se a tendinite patelar com 52,5%, causada pelo impacto com o solo e no fundamento de defesa. Existe uma relação com a posição do atleta em quadra, o diagnóstico de lesão de tornozelo e joelho e fundamentos do esporte. Na avaliação dos atletas, não houve relação entre a idade, altura do atleta e o diagnóstico da lesão. Dos atletas avaliados, 27,7% apresentaram lesão de menisco (não fez parte de nosso estudo identificarmos menisco medial ou lateral). Conclusão: as lesões de tornozelo (grau I) são mais freqüentes, enquanto as lesões por esforços repetitivos (tendinites) são mais prevalentes ao nível do joelho. Existe uma relação com a posição que o atleta ocupa em quadra e o diagnóstico de lesão de tornozelo e joelho e os fundamentos do esporte. Não há relação entre a idade e a altura do atleta e o diagnóstico da lesão de tornozelo e joelho. Lesões meniscais foram constatadas em 27,7% dos atletas avaliados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).