TRAJETÓRIA ASSISTENCIAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO E NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Care Trajectory as a Methodological Strategy

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249656

Palabras clave:

Ensino, Educação em Enfermagem, Sistema de Aprendizagem em Saúde, Universidades, Atenção à Saúde

Resumen

Introdução: Formar profissionais engajados com sua realidade social é um compromisso institucional. Objetivo: Descrever as contribuições da adoção da trajetória assistencial como estratégia metodológica para o ensino e a extensão universitária, com vista a compreensão dos benefícios dessa abordagem na formação acadêmica. Método: Relato de experiência com análise documental e revisão narrativa reflexiva sobre a utilização da trajetória assistencial no ensino e na extensão universitária proveniente da experiência em uma universidade pública do estado de Mato Grosso, envolvendo estudantes, docentes e profissionais de saúde, no período de 2021-2023. Estudantes e extensionistas realizaram visitas domiciliares para coletar trajetórias assistenciais, seguindo critérios específicos e um roteiro estruturado. A análise baseou-se na formação cidadã e na cogestão. Resultados: A trajetória assistencial é uma estratégia metodológica inovadora e eficaz para o ensino e extensão universitária no campo da saúde e sua adoção promoveu aprendizagem contextualizada e o desenvolvimento de competências interdisciplinares. A prática possibilitou uma compreensão aprofundada das diretrizes do Sistema Único de Saúde e da realidade dos usuários, facilitou a análise de pontos críticos no sistema de saúde e a formulação de intervenções, reforçando a necessidade de cogestão e colaboração interprofissional para a melhoria contínua do acesso aos serviços de saúde. Conclusão: A trajetória assistencial beneficia o ensino e a extensão universitária como estratégia metodológica, contribuiu para uma aprendizagem contextualizada, mas que para transformação social requer abordagem crítica e reflexiva por meio da cogestão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josué Souza Gleriano, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Mato Grosso - Brasil

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail josuegleriano@unemat.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5881-4945

Monylla Gomes Ludwig, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Acadêmica de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail:monylla.ludwig@unemat.br , ORCID https://orcid.org/0009-0000-9460-5198)

Whagda Keren Alves Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Acadêmica de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: whagda.keren@unemat.br, ORCID: https://orcid.org/0009-0006-4628-4784

Vinícius de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Acadêmico de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: oliveira.vinicius@unemat.br, ORCID: https://orcid.org/0009-0006-2879-7340

Hellen Gomes Santanna Dantas, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Acadêmica de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: hellen.gomes@unemat.br ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6906-1051

Dienefer Jaqueline Feix Rodriques, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: dienefer.feix@unemat.br, ORCID https://orcid.org/0009-0008-0056-2712

Citas

Brasil. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. Ministério da Saúde. 2018 [citado 5 de junho de 2024]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/publicacoes2023/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf

Chiarello IS. A universidade e seu papel no desenvolvimento regional: Contribuições do Proesde. Rev. Ext. em Foco [Internet]. 29º de outubro de 2015 [citado 9º de junho de 2024];1(2):240-57. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/795

Santana RR, Santana CC de AP, Costa Neto SB da, Oliveira ÊC de. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educ Real [Internet]. 2021;46(2). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623698702

Rosa OM, Teo CRPA, Mattia BJ. Educação interprofissional e extensão universitária: conexões, conceitos-chave e diretrizes para a educação superior em saúde. Educ Teor Prát [Internet]. 2023;34(67). Disponível em: http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17718

Brito HR do NG, Alves ED, Cruz ERM, Carneiro SV, Bezerra M de HO, Carvalho MMB, Câmara CMF, Vidal AA, Carneiro SNV. Extensão universitária e ensino em saúde: impactos na formação discente e na comunidade / University extension and health education: impacts on student education and on the community. Braz. J. Develop. [Internet]. 2021 Mar. 24 [cited 2024 Jun. 9];7(3):29895-918. Available from: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26939

Cabral ALLV, Martinez-Hemáez A, Andrade EIG, Cherchiglia ML. Itinerários terapêuticos: o estado da arte da produção científica no Brasil. Cien Saude Colet [Internet]. 2011;16(11):4433–42. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011001200016

Mussi RF de F, Flores FF, Almeida CB de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx Educ [Internet]. 2021;17(48):1–18. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

Cechinel A, Pereira Fontana SA, Pazeto Della Giustina K, Serafim Pereira A, Salvador do Prado S. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educ [Internet]. 2016;5(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.18616/ce.v5i1.2446

Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária [Internet]. Ufsc.br. 2012 [citado 5 de junho de 2024]. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf

Vendruscolo C, Ferraz F, Trindade L de L, Khalaf DK, Kleba ME, Prado ML do. Health teaching-service integration: possible dialogues from collective co-management. Esc Anna Nery [Internet]. 2018;22(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0237

Gabriel RSN. Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2a ed., São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000. Constr Psicopedag [Internet]. 2020;28(29):97–97. Disponível em: http://dx.doi.org/10.37388/cp2020/v28n29a01

Biscarde DG dos S, Pereira-Santos M, Silva LB. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface [Internet]. 2014;18(48):177–86. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0586

Lages FS, Dias DR, Avelar EA. Gestão em um projeto de extensão universitária: uma abordagem multimeios. Rev Gest Secr [Internet]. 2024;15(2). Disponível em: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v15i2.3525

Festas MIF. A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educ Pesqui [Internet]. 2015;41(3):713–27. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201507128518

Land S, Jonassen D, organizadores. Theoretical foundations of learning environments. Routledge; 2012.

Brown JS, Collins A, Duguid P. Situated cognition and the culture of learning [Internet]. Johnseelybrown.com. [citado 5 de junho de 2024]. Disponível em: https://www.johnseelybrown.com/Situated%20Cognition%20and%20the%20culture%20of%20learning.pdf

Oliveira CVNC, Tosta MCR, Freitas RR. Curricularização da extensão universitária: uma análise bibliométrica [Internet]. Ufes.br. [citado 5 de junho de 2024]. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30835/21170

Vendramini P, Feuerschütte SG, da Silva KV, de Oliveira BC. O fortalecimento da extensão universitária por meio da construção de parcerias:: o caso do Programa de Extensão Assessorem. enepcp [Internet]. 2023 [citado 5 de junho de 2024]; Disponível em: https://anepecp.org/ojs/index.php/br/article/view/473

Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(2):12–9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.93

Rocha SP, Ponte Neto OA da, Farias QLT, Maciel GP, Silva ÍAB, Sousa JIT de, et al. A curricularização da extensão na graduação em saúde: a experiência de um curso de enfermagem. Saúde em Redes [Internet]. 2019;5(3):275–83. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p275-283

Dantas M, Guenther M. A contribuição da extensão universitária na promoção do desenvolvimento local. Rev Bras Gest Desenvolv Reg [Internet]. 2024;20(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.6728

Sousa CC de. Cogestão: a experiência alemã como fonte de perspectivas para o Brasil. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA); 2021.

Franco M S. Movimentando-se no contexto da extensão universitária a partir dos princípios da autogestão. [Internet]. Unesp.br. [citado 6 de junho de 2024]. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/28c3c9f4-8d99-4342-a3c2-60f5af6b1d0a/content

Vieira M. Saúde Paidéia. Trab Educ Saúde [Internet]. 2004;2(1):210–1. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462004000100015

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis [Internet]. 2004;14(1):41–65. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312004000100004

D’Amour D, Ferrada-Videla M, San Martin Rodriguez L, Beaulieu M-D. The conceptual basis for interprofessional collaboration: Core concepts and theoretical frameworks. J Interprof Care [Internet]. 2005;19(sup1):116–31. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13561820500082529

Publicado

2024-12-18

Número

Sección

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde