O PESO DA MOCHILA ESCOLAR RELACIONADO AO PESO DA CRIANÇA: ANÁLISE EM ALUNOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE CANOAS/RS, BRASIL

Autores

  • Amanda da Silva Pereira Centro Poliesportivo Centro Universitário La Salle
  • Adriana Marques Toigo Curso de Educação Física Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.1960

Palavras-chave:

Educação Física

Resumo

Introdução: alterações posturais estão cada vez mais comuns entre indivíduos adultos, contudo, estes problemas podem se originar na infância, a qual consiste em um período de desenvolvimento bastante propício para adquirir habituais vícios posturais. Objetivo: verificar se o peso da mochila escolar transportada por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental estava dentro dos limites de tolerância em relação ao peso corporal. Materiais e métodos: estudo de corte transversal composto por 98 indivíduos de ambos os sexos com 8,5 ± 1,5 anos. Utilizaram-se como instrumentos de medida uma balança, um estadiômetro e um formulário de informações pessoais com perguntas fechadas abertas. Resultados: verificou-se que 46,94% das crianças estavam com sobrepeso ou obesas. Ficou evidenciado que 68,37% das crianças transportavam na mochila cargas acima da faixa de tolerância. Não houve associação entre estar ou não dentro da faixa de tolerância em função da série e também não houve diferença no percentual do peso da mochila em relação ao peso da criança em função do ano escolar. Para a maioria das crianças (69,39%), suas mochilas eram um pouco pesadas ou muito pesadas. Em relação ao que se transporta na mochila, a maioria das crianças (77,55%) afirmou transportar somente o material necessário para o dia de aula. Conclusão: a maior parte das crianças transportava na mochila carga acima da faixa de tolerância de 10% do seu peso corporal total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda da Silva Pereira, Centro Poliesportivo Centro Universitário La Salle

Professora do Centro Poliesportivo do Centro Universitário La Salle

Adriana Marques Toigo, Curso de Educação Física Centro Universitário La Salle

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, EspanhaProfessora dos cursos de Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário La Salle, Canoas, Brasil

Downloads

Publicado

2014-01-24

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS