NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES DURANTE O ENSINO MÉDIO TEENAGERS’ PHYSICAL ACTIVITY LEVEL DURING HIGH SCHOOL

Autores

  • Fábio Luis Ceschini Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSPUSP
  • Aylton Figueira Júnior Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n7.445

Palavras-chave:

atividade física, adolescência, sedentarismo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a prática de atividade física de adolescentes entre a 1a e 3a séries do ensino médio da rede estadual de ensino. A amostra foi composta por 152 estudantes do ensino médio de uma escola estadual da Zona Norte da cidade de São Paulo, avaliados quando iniciaram a 1a série (2003) e reavaliados em outras duas ocasiões (2004 e 2005), com intervalo de 12 meses entre as avaliações. Para determinar o nível de atividade física, foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão VIII curta. Foi utilizado o teste Qui-Quadrado para comparação das proporções com nível de signifi cância p<0,05. Verifi cou-se redução média de 59,8% no nível de atividade física dos adolescentes entre a 1a e 3a séries. Para as meninas, essa redução foi de 67,7% e de 50,0% para os meninos. Conclui-se que, conforme aumenta a série no ensino médio, há redução na proporção de adolescentes classifi cados como sufi cientemente ativos.

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ARTIGOS ORIGINAIS