PERCEPÇÃO DOS PAIS DE GESTANTES ADOLESCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL

Autores

  • Janayna Barros Reina Villas Boas Universidade Paulista
  • Maria Fernanda Pereira Gomes Universidade Paulista
  • Kesley de Oliveira Reticena Universidade Paulista
  • Verusca Kelly Capellini Fundação Educacional do Município de Assis
  • Lislaine Aparecida Fracolli Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol15n53.4677

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, educação sexual, relações familiares

Resumo

Objetivo: Apreender a percepção dos pais acerca da gestação na adolescência e da educação sexual oferecida no contexto escolar e das unidades básicas de saúde (UBS). Métodos: Abordagem qualitativa descritiva exploratória. O estudo foi realizado em domicílios de familiares de gestantes adolescentes usuárias das UBS do município de Assis (SP). Participaram da pesquisa oito pais de gestantes adolescentes entre doze e dezenove anos. Os dados foram colhidos no período de julho a agosto de 2016, por meio de roteiro semiestruturado. O tratamento dos dados foi baseado na técnica de análise de conteúdo, em que as entrevistas foram submetidas a três processos: ordenação, classificação e análise final. Desses processos emergiram as seguintes temáticas: conhecimento do uso dos métodos contraceptivos existentes e concordância da educação sexual dos filhos adolescentes; influência da educação na prática sexual precoce e ocorrência de gravidez; impactos da gestação precoce; e posição quanto à intervenção governamental na educação sexual adolescente. Resultados: Foi possível observar que os pais não se contrapõem totalmente às ações governamentais, entretanto, reivindicam o pátrio poder quanto às tomadas de decisões relacionadas às vidas dos filhos. Conclusão: A problemática social gerada pelas gestações precoces deve ser abordada pelas instituições governamentais, mas não só voltada ao público adolescente como também aos pais e à família.

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Biografia do Autor

Janayna Barros Reina Villas Boas, Universidade Paulista

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Paulista (Unip).

Maria Fernanda Pereira Gomes, Universidade Paulista

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (Unip).

Kesley de Oliveira Reticena, Universidade Paulista

Professora Mestre do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (Unip).

Verusca Kelly Capellini, Fundação Educacional do Município de Assis

Professora Mestre do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis.

Lislaine Aparecida Fracolli, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

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Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS