CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO, RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1326Palabras clave:
FisioterapiaResumen
O aumento da população idosa no Brasil gerado pelas melhores condições de vida traz a tona uma preocupação importante com relação às condições com que esta população está envelhecendo. As altas quedas de natalidade e mortalidade fizeram com que a expectativa de vida se prolongasse em nosso país aumentando a busca por uma melhor qualidade de vida dos idosos. O aumento da população idosa também está relacionado ao aumento das doenças crônicas e traz uma série de desafios para a sociedade que deve estar preparada para lidar com este fato. O objetivo do presente estudo foi caracterizar as condições de saúde da população idosa do município de Passo Fundo - RS. Para isto utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, sendo os dados computados por meio do software SPSS versão 10. Os resultados indicam que a maioria da população idosa é do sexo feminino, poucos são tabagistas e/ou etilistas, a maioria pratica atividade física o que pode influenciar no fato de poucos terem episódios de queda e no baixo número de idosos que fazem uso de antidepressivos e psicoativos. Verificou-se ainda que existe alta prevalência de hipertensão e a maioria dos idosos é da religião católica e tem escolaridade baixa.Conclusão: Baseado nos resultados é possível concluir que a realidade desta população é muito semelhante a vivenciada em várias regiões do país onde outros estudos foram realizados , o que demonstra a necessidade de uma maior preocupação em gerar ações de prevenção e intervenção precoce que visem uma maior atenção à saúde do idoso.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).